segunda-feira, 7 de maio de 2012


O Espírito Santo é Deus?

Cada vez que dizemos “Eu creio no Espírito Santo”, queremos dizer com isso que acreditamos na existência de um Deus vivo capaz e disposto a entrar na personalidade humana e modificá-la”.

1)    A Bíblia usa pronomes pessoais para o Espírito Santo.

E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado”. (Atos 13.2)
Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, Esse dará testemunho de mim” (João  15:26)
Quando vier,porém, o Espirito da verdade, ELE vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir”. (João 16:13).
A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós”. (2 Co 13:13).

2)    O Espírito Santo realiza tarefas pessoais.
O Espírito Santo se relaciona conosco como uma pessoa. Ele faz coisas por nós e em nosso favor, coisas essas que, normalmente, associamos a atividades pessoais. Ele nos ensina. Ele nos consola. Ele nos guia. Ele nos encoraja. Quando ele realiza essas tarefas, a Biblia as descreve como atividades do Espírito, que envolvem inteligência, vontade, sentimentos e poder. Em suma, concluímos que se o Espírito Santo poder ser amado, adorado, obedecido, ofendido, entristecido ou se podemos pecar contra ele, é porque ele dever ser uma pessoa.

O ESPÍRITO É ONISCIENTE. “O Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus. Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito, que nele está? Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus (1 Co 2:10,11).

O ESPÍRITO É ONIPRESENTE. “Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo do abismo, lá estás também (SL 139:7,8). A pergunta retórica do Salmista subentende que não há lugar onde um fugitivo possa se abrigar que esteja fora da presença do Espírito Santo. O Espírito Santo está em todos os lugares; ele é onipresente.

O ESPÍRITO É ETERNO E ONIPOTENTE. Nunca houve tempo em que o Espírito de Deus não existisse. O Espírito Santo étambém onipotente, todo poderoso. “No principio, criou Deus os céus e a terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas (Gn 1.1,2).

O salmista declara: “Envias o teu Espírito, eles são criados, e, assim, renova a face da terra” (Sl 104:30).

Jó, por semelhante modo, declarou: “O Espírito de Deus me fez, e o sopro do Todo-poderoso me dá vida” (Jô 33:4).

O ESPÍRITO SANTO É O AUTOR DA VIDA E DA INTELIGENCIA HUMAN (Jó 32:8; 35:11). Ele é a fonte de poder na concepção de Jesus no ventre de Maria.

Respondeu-lhe o anjo: Descerás sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altissimo te envolverá com a sua sombra; por isso, também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus (Lc 1:35).

O Espírito Santo ungiu profetas, juízes e reis com o poder do alto. Ele ungiu a Jesus para o seu ministério. No Novo Testamento, o Espírito Santo é a fonte de poder da ressureição de Cristo dentre os mortos.
Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito (Romanos 8: 11).

Nenhum comentário:

Postar um comentário