sábado, 31 de março de 2012

A igreja de hoje: o samba criolo.

A igreja evangélica atual: o samba criolo.

• Introdução: Esse texto descreve a igreja atual. Mica roubou a mãe e a mãe joga maldição e imediatamente e o filho devolve o dinheiro a mãe. Como recompensa, a mãe pegou o dinheiro e construiu um altar com deuses e os deu ao seu filho, Mica. No versículo 6 é o refrão de Juízes. Um moço da tribo de Judá e era levita! Como ser levita se era da tribo de Judá? Foi pra Efraim e lá assentou na casa de Mica. E lá se tonou pai e sacerdote de Mica e seria pago pelos seus serviços.

1) PARALELOS COM A IGREJA EVANGÉLICA.

1.1) A autoridade repousa no individuo. (V.6) “naquele dia não havia autoridade em Israel”. Cada cabeça, uma sentença. Pós-modernidade: você tem a sua verdade e eu tenho a minha verdade. Cada pessoa determina a sua verdade.

1.2) A liderança espiritual está comprada (Jz 17:10). “fica comigo e vou de dar isso e aquilo”. Não é uma liderança espiritual como vocação mas como profissão. É possível hoje pagar um líder espiritual. QUE GERA UMA EXPERIENCIA ESPIRITUAL CONVENIENTE.

1.3) DEVOÇÃO espiritual institucionalizada (v.13). O levita não era levita, era da tribo de Judá e e também não era Sacerdote, por que não estava credenciando pelo tribo de Arão. Autoengano: eu sei que você não presta, não tem caráter mas vou ficar por aqui mesmo. Estou debaixo da instituição. Não importa o meu caráter a credibilidade da instituição.
o Proliferação de comunidades sem raízes. Proliferação de rebanhos que emigram de lugar para lugar. (2 Tm 4:3-5): “ haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina...entregando-se as fabulas”.
2) PERGUNTAS PERTINENTES A NOSSA ESPIRITUALIDADE.
 Quais são as fontes de autoridade que você tem fora de você mesmo?
Sentir no meu coração, Deus me deu uma palavra. Além da sua própria cabeça, discernimento, percepção, conclusões, interpretações da palavra de Deus. Dois critérios: 1) Bíblia: como fonte de conhecimento objetivo. 2) A comunidade. As pessoas que estão a sua volta. “quem não existe pra o outro não existe”. “ninguém pense de si mais do que convém pensar”.
 Quais são as credencias daqueles que estão frente da igreja? Obedecei aos vossos pastores (Hb 13:17; 1 Ts 5:12). Integridade: não precisa ser perfeito, mas integro. Procure saber na sua comunidade quem são os homens que tem história na comunidade.
 Quais são suas fontes de provisão espiritual. A quem você pode socorro? Que telefone toca quando você precisa? Mica tinha ídolos do lar, levita da tribo de Judá – um pilantra, impostor. Jesus tem que ser sua ancora. João Batista: Importa que ele cresça e eu diminua.
 Quais são os meios de acesso as bênçãos de Deus? O que é que lhe garante para que você diga: sei que agora o Senhor me fará bem. O que é que sustenta você na noite de choro. Se você tem uma moeda de troca, jogue no lixo. Dependemos exclusivamente da graça de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário