sábado, 17 de setembro de 2011

A violencia contra a casa de Deus.

violencia contra a casa de Deus Ml 3:6-12



A VIOLENCIA CONTRA DEUS – Ml 3:6-12.

Introdução.

Por quatro vezes encontramos a expressão “diz o Senhor dos exércitos” (v.7,10,11 e 12). Deus afirma sua imutabilidade: “Pois eu, Iavé, não mudo” ((Tg 1:17). Ele é o Deus que é. Mais do que apenas existir, Ele é.


1) FILHOS DE JACÓ.

· “Vós filhos de Jacó”. A comunidade estava deixando de contribuir com o dizimo. O profeta os censura de tentarem trapacear com Deus como fez Jacó com Esaú (Gn 25:29-34). Subtende-se: ser o filho daquele que suplantou e enganou se irmão (cf.v.8,9). Ele, Iavé, não mudou. O povo mudou. Nós também mudamos. Mas Ele permanece o mesmo (II Tm 2:13).

2) A Inconsciência.

· “Quando foi que deixamos o Senhor?”. O pior pecado é a inconseqüência de achar que não se está em pecado. Sim, pior que o pecado é o cinismo de desdenhar o chamado ao arrependimento e obstinar-se em continuar vivendo erradamente. A Insensibilidade espiritual é uma desgraça para o homem.

· “Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais e dizeis: Em que te roubamos? O termos hebraico para “roubar” é qâbhâ que tem a idéia de “tomar a força”. Era um roubo planejado, intencional.(Pv 22:23). A subtração do dizimo é vista por Deus como uma violência contra ele. Alguns traduzem “roubará” por “suplantará”. Fica então “Suplantará o homem a Deus?

3) Dificuldade econômica.

· Os versículos 9-11 mostram que os tempos eram difíceis. Era uma ocasião de crise econômica. Não seria desculpável, neste momento, suprimir o dizimo e cuidar de si mesmo? (Ageu 1:6).“As pessoas sem dúvida, usam a dificuldade dos tempos como uma desculpa para a sua frouxidão nos compromissos, mas o profeta interpreta isso como se fosse o sinal exterior de uma desprezo interno por Deus. (II Co 8:2-3).

· No versículo 11 encontramos a explicitação do juízo divino sobre Judá: seca, crise econômica e fome. “Podemos tentar defraudar a Deus, mas no final das contas, estaremos defraudando a nós mesmos”(Obadias v.15).

4) Trazeis todos os dízimos à casa do tesouro.

· Ananias e Safira trouxeram apenas uma parte, e o Senhor os castigou, não tanto por terem trazido apenas uma parte, mas por terem querido dar a impressão de que deram tudo. Os dízimos devem ser trazidos “para que haja mantimento”. O hebraico traz tereph, “comida”. Os dízimos e as contribuições foram instituídos no tempo de Moises e eram muitas vezes uma barômetro do estado espiritual em que a nação se encontrava (Lv. 27:30; Dt 14:22). No tempo de Neemias estava acontecendo o mesmo problema (Nemias 13:10).

CONCLUSÃO: “Fazei prova de mim”. Deus anuncia dilúvios de bênçãos para o fiel. “abrirei as janelas do céu e derramarei uma benção tão grande que não terão lugar onde guardá-la”. “todas as nações vos chamarão bem-aventurados” (makaryoy). “Sereis uma terra deleitosa”. O mundo vê a benção de Deus na igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário