terça-feira, 25 de novembro de 2014

o caminho do louco! Será que voce é um louco?

QUANDO SOU INSENSATO?  Eclesiastes 10.


Introdução: No mesmo aposento se encontram um menino que trabalha como pastor de ovelhas e um rei. Davi e Saul. O ar está viciado porque o rei se sente ameaçado pelo pastor. Nas mãos do pastor, um instrumento musical, provavelmente uma lira, usara para acalmar o rei em seus acessos de loucura. Nas mãos do rei ensandecido pelo ciúme, uma lança, que ele arremessa quando não suporta mais se sentir diminuído. É que esse rei tinha ouvido o seu povo cantar "Saul matou mil, mas Davi matou dez mil" (1 Sm 18.7-12). O rei está louco, mas o pastor de ovelhas preservará a sanidade mental. 

Gente sem juízo tem por todo o canto.  O insensato pode ser seu chefe, pode ser o inquilino, o vizinho ou alguém da sua família, da sua casa.  O insensato é aquele que gera desordem com o que faz, é aquele que deveria ajudar, mas só fica sossegado quando consegue atrapalhar.   O Eclesiastes adverte a respeito da possibilidade de, cedo ou tarde, a ira insana de uma autoridade se levantar contra você (10:4), ou seja, gente que perdeu a cabeça, sempre fere pessoas e sempre se levanta contra o outro. Afinal, o insensato nunca acha que é insensato.

1) Prudência: SILÊNCIO. Fique de boca calada: esse é o conselho para lidar com gente que perdeu o juízo mas ainda ocupa posição de autoridade, e que pode causar muitos estragos. "Nem em pensamento insulte o rei" (Ec. 10.20). Reprima as palavras e o pensamento, nem na intimidade do seu quarto você deve se sentir à vontade para falar o que pensa a respeito do rei insensato. Suas palavras vão chegar aos ouvidos do rei, e isso vai ser uma tremenda encrenca pra você. 

O insensato sempre acha que o louco é você, o insano sempre acha que o problema é você. Quem perde o juízo perde também a capacidade de enxergar a si mesmo, só consegue enxergar o outro. Por ter perdido o juízo, perdeu também a cabeça. 

O Eclesiastes nos oferece algumas sugestões para identificar o louco como louco, ou para desconfiar que alguém está dando passos na direção da loucura. 

1)      Como identificar o insensato.

1.1) Tome cuidado quando alguém se impõe pelo grito e pela força (9:17).



  • Quem assina o cheque geralmente não se sente obrigado a conversar e acha que pode gritar. Quem paga a conta escolhe o canal da televisão. Não adianta querer conversar. Aliás, nem precisa. Quem paga manda, e quem manda não conversa: grita! 
  •   Preste atenção quando alguém perde a capacidade de diálogo e de argumentação. As palavras do insensato perdem o sentido, a lógica, ficam sem nexo. Mas isso não faz diferença, porque ele não faz questão de sentido.

1.2) Notar quando o ambiente começa a cheirar mal por causa do insensato (10:1). 

  •  O Eclesiastes diz que "assim como a mosca morta produz mau cheiro e estraga o perfume, também um de pouco de insensatez pesa mais do que sabedoria e a hora (Ec. 10.1). O senso comum diz que meia dúzia de maçãs boas não serve para rejuvenescer a maçã apodrecida; é a maçã podre que estraga a meia dúzia de maçãs boas. 
  • O insensato estraga o ambiente onde está, carrega consigo a capacidade de gerar infelicidade coletiva. Ele estraga a família, o ambiente de trabalho, o círculo de amigos.  É  um louco, um descabeçado que deixa rastro de destruição por onde passa e quer que toque.

1.3) Há momentos em que começamos a desconfiar que a pessoa já não sabe para onde vai (10:2-3). 


  • Tem gente que acorda indo para o Norte, mas acaba dormindo no Sul. No dia seguinte muda completamente de idéia e vai para o Leste. Logo depois resolve que quer ir mesmo para o Oeste. O insensato é volúvel, inconstante, muda de opinião a toda hora, segundo o Eclesiastes, o coração do insensato é uma péssima bússola. É insensato, portanto, aquele que se deixa guiar pelos tolos. 
  • A tradução Revista e Atualizada traz: "O CORAÇÃO DO SÁBIO SE INCLINA PARA O LADO DIREITO, MAS O DO ESTULTO, PARA O DA ESQUERDA". Na tradução de Haroldo Campos, o texto fica: "o coração do sábio se inclina para a direita, e o do tolo para a canhota". Em termos de convenção social, a direita está associada ao correto e a canhota, ao errado.
  • A recomendação do Eclesiastes é que ninguém abandone seu posto quando o tolo começa a gritar, isto é, deixe que seus gritos se dissolvam no ar e mantenham-se firme em sua posição (Ec 10.4).

1.4) O insensato cerca-se de pessoas erradas (10:5-6).  



  • "Há outro mal que vi debaixo do sol, um erro cometido pelos que governam: tolos são postos em cargos elevados, enquanto ricos ocupam cargos inferiores..". Naquele época, ter acesso à riqueza equivalia a ter acesso ao conhecimento e à sabedoria. 
  • A gente sabe que alguém está perdendo o juízo quando só conversa com gente que não tem juízo. Dizem que nós ficamos à cata de conselho, procurando aqui e ali, até encontrarmos um conselho que se harmonize com nossa intenção. Quando o insensato só conversa com gente que concorda com ele, então ele assumiu de fato sua insensatez (Sl 1). 

1.5) Notar quando as coisas que o insensato faz começam a dar errado (10:8). 



  • O insensato está ficando louco - ou já ficou louco - quanto toma iniciativas que começam a desmoronar. Isso significa que ele começa a agir de maneira inconsequente e incompetente. Pois, perdeu o juízo. 
  • A ação inconsequente é denunciada pelo comentário: "quem cava um poço cairá nele, quem derruba um muro será picado por uma cobra (10:8). Como é que um sujeito  cava um poço e cai no próprio poço, ou se enforca com a própria corda? Isso é inconsequência. No texto de Eclesiastes 10:10, o autor denuncia que trabalha dobrado aquele que racha lenha sem usar um machado afiado. 


1.6) Quando o insensato fala demais, fica demasiadamente agitado e não produz nada (10:12-13). 


  • Um dos sinais de que estamos diante de uma pessoa sem juízo é que ela tem mais garganta do que resultado (v.14). O louco cansa a língua de tanto falar, os frutos são evidentes. No entanto, quando o sábio fala, os frutos são evidentes (Hb 5.12-14).

1.7) O insensato coloca o prazer na frente do dever (10:16-19).

1.8) Conclusão: Alguns conselhos!

  • o que fazer diante do louco?1) boca fechada (10:20, o insensato não escuta (1 Pe 3:1); 2) tranqüilidade (10:4, Pv 25:21-22); 3) não se deixe vencer pela tentação de fazer o que gostaria de fazer, mas siga sua consciência (10:17).Somente os sábios são temperantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário